As fantasias sobre um corpo que sabe: espaços narrativos liminóides, teatralidades masculinas e consumo em Playboy // Fantasies about a body that knows: narrative liminoid spaces, male theatralities and consumption in Playboy

Autores

  • Eliza Bachega Casadei ESPM

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.25898

Palavras-chave:

Masculinidade, Corpo, Playboy.

Resumo

O objetivo do presente artigo é estudar as correlações estético-políticas do corpo masculino em Playboy a partir da análise da relação discursiva que é estabelecida entre as apresentações do corpo e as estratégias de convocação para o consumo no material jornalístico da publicação. Para isso, serão analisadas as inscrições narrativas da autoria na construção do ethos discursivo da revista, as inscrições discursivas de uma suposta comunidade de pertencimento para os seus leitores e as estratégias discursivas utilizadas nas convocações afetivas em suas urdiduras narrativas com agenciamentos coletivos mais amplos. É possível notar que Playboy engendra uma teatralidade masculina que se processa em um espaço narrativo de liminaridade estruturado sobre o medo do não saber sobre o corpo e a fantasia sobre um corpo que sabe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei, ESPM

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências da Comunicação e graduada em Comunicação Social ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (PPGCOM-ESPM).

Downloads

Publicado

2018-07-11