Mídia, mobilidade e cidadania no contexto do capitalismo global: reflexões a partir da trajetória de um refugiado sírio // Media, mobility and citizenship in global capitalism: reflextions based on the trajectory of a Syrian refugee

Autores

  • sofia cavalcanti zanforlin UNIVERSIDADE CATOLICA DE BRASILIA
  • Denise Maria Cogo Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM(Escola Superior de Propaganda e Marketing), São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i1.25222

Palavras-chave:

Mídia. Migração. Cidadania.

Resumo

O artigo reconstitui a trajetória do refugiado sírio Talal Al-Tinawi na cidade de São Paulo para refletir sobre as possibilidades dos migrantes internacionais constituírem espaços de cidadania condicionados pelos enquadramentos impostos às experiências de mobilidade por três dos pilares que fundamentam o capitalismo global: o controle e criminalização das migrações; a individualização do social e um regime de visualidades ancorado na centralidade das mídias. Em termos teóricos, articulamos noções conceituais sobre capitalismo, mídia, cidadania e migração. A metodologia abrange mapeamento e coleta de materiais midiáticos digitais e realização de entrevistas semidirigidas. Os resultados apontam para negociações de espaços de cidadania possível por A-Tinawi, no marco de narrativas midiáticas que articulam elementos relacionados à condição de refugiado, ao pertencimento nacional e ao empreendedorismo social para a construção de um imigrante ideal, próximo e não ameaçador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

sofia cavalcanti zanforlin, UNIVERSIDADE CATOLICA DE BRASILIA

PROFESSORA E PESQUISADORA DO MESTRADO EM COMUNICAÇÃO DA UCB. DOUTORA PELA ECO/UFRJ.

Denise Maria Cogo, Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM(Escola Superior de Propaganda e Marketing), São Paulo, Brasil.

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM(Escola Superior de Propaganda e Marketing), São Paulo, Brasil. Pesquisadora Produtividade 1D do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos