Representações da comunidade Ñande Ru Marangatu: uma análise narratológica do Correio do Estado sobre conflitos entre índios e fazendeiros // Representations of the Ñande Ru Marangatu community: a narratological analysis of the Correio do Estado...

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i3.24837

Palavras-chave:

Representação do Índio, jornal Correio do Estado, narratologia.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender como o Jornal Correio do Estado constrói a representação do índio Guarani Kaiowá nas narrativas sobre o conflito entre fazendeiros e indígenas da Comunidade Ñande Ru Marangatu no município de Antônio João – MS. Foram analisadas 15 reportagens veiculadas pelo impresso, em 2015, na qual o recorte temporal foi de dois meses após a primeira reportagem publicada, de 27/08/2015 a 22/10/2015, sobre o conflito. A metodologia proposta para a análise das reportagens é a análise crítica da narrativa, narratologia, de Luiz Gonzaga Motta (2013) que permitirá interpretar as narrativas dos semanários, de modo a entender a trama, intrigas, os personagens, as relações de poder existentes na sociedade globalizada, as matrizes discursivas, as metanarrativas e os efeitos produzidos pelos discursos narrativos jornalísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina da Silva Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Carolina da Silva Costa, natural de Dom Cavati - MG, Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2015/2017) com realização de Mestrado Sanduíche (Mobilidade Acadêmica) na Universidade de São Paulo - USP, pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) (2016/01). Representante discente no Colegiado do Mestrado em Comunicação da UFMS (2015/2016). Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011/2015), Campus Universitário do Araguaia, curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo.

Mário Luiz Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

rofessor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com atuação no curso de graduação em Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Doutor (2007) e mestre (2000) em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (1989) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua nas áreas de jornalismo local, imprensa catarinense, imprensa de Mato Grosso do Sul, ensino de jornalismo, teorias do jornalismo e história da imprensa.

Downloads

Publicado

2020-02-14

Edição

Seção

Artigos