Mediações e midiatização do consumo: rituais na rede // Mediation and mediatization of consumption: rituals on the web

Autores

  • Lívia Silva de Souza Universidade de São Paulo; Centro Universitário Belas Artes; FIAM-FAAM Centro Universitário http://orcid.org/0000-0002-1518-7379

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.23400

Palavras-chave:

Midiatização, consumo, mídias digitais, influenciadores, curadoria, Midiatization, consumption, digital media, influencers, curatorship

Resumo

Estudos recentes no campo da comunicação têm abordado a perspectiva da midiatização, entendida por autores como Sitg Hjarvard e José L. Braga enquanto a influência das mídias e suas lógicas nas práticas culturais e instituições sociais. Autores como Eneus Trindade e Maria C. Perez, por sua vez, trazem o tema para os estudos do consumo, situando a pesquisa no campo das mediações e midiatização do consumo, entendidas como os processos de transformação das práticas de consumo a partir da mediação dos dispositivos midiáticos. O campo carece, entretanto, de algum aprofundamento no que especificamente as mídias digitais apresentam à conformação de novas práticas de consumo no contexto midiatizado. Neste artigo, buscamos compreender os aspectos das mídias digitais que possam somar contribuições aos estudos da midiatização do consumo, a partir dos cruzamentos entre os percursos teóricos da midiatização e dos estudos das mídias digitais.

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Biografia do Autor

Lívia Silva de Souza, Universidade de São Paulo; Centro Universitário Belas Artes; FIAM-FAAM Centro Universitário

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Docente do curso de Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Belas Artes e no FIAM-FAAM Centro Universitário. Membro do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo.

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Publicado

2019-08-28

Edição

Seção

Artigos