Mediações e midiatização do consumo: rituais na rede // Mediation and mediatization of consumption: rituals on the web
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.23400Palavras-chave:
Midiatização, consumo, mídias digitais, influenciadores, curadoria, Midiatization, consumption, digital media, influencers, curatorshipResumo
Estudos recentes no campo da comunicação têm abordado a perspectiva da midiatização, entendida por autores como Sitg Hjarvard e José L. Braga enquanto a influência das mídias e suas lógicas nas práticas culturais e instituições sociais. Autores como Eneus Trindade e Maria C. Perez, por sua vez, trazem o tema para os estudos do consumo, situando a pesquisa no campo das mediações e midiatização do consumo, entendidas como os processos de transformação das práticas de consumo a partir da mediação dos dispositivos midiáticos. O campo carece, entretanto, de algum aprofundamento no que especificamente as mídias digitais apresentam à conformação de novas práticas de consumo no contexto midiatizado. Neste artigo, buscamos compreender os aspectos das mídias digitais que possam somar contribuições aos estudos da midiatização do consumo, a partir dos cruzamentos entre os percursos teóricos da midiatização e dos estudos das mídias digitais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.