Educomunicação e jornalismo: uma análise das relações Comunicação/Educação e as contribuições de Paulo Freire em MT e MS // Educommunication and Journalism: an analysis of communication/education relations and the contributions of Paulo Freire in MT, MS

Autores

  • Rose Mara Pinheiro UFMS
  • Antonia Alves Pereira Professora do Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), pesquisadora vinculada à Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i1.23389

Palavras-chave:

Jornalismo, Educomunicação, emancipação

Resumo

O foco deste artigo é a aplicação do arcabouço teórico-prático da Educomunicação aos cursos de jornalismo, com base nos pressupostos freireanos, fundamentada nos relatos de experiências realizadas em universidades públicas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A partir dos estudos que já relacionam o pensamento de Paulo Freire ao jornalismo (MEDITSCH; FARACO, 2009; OLIVEIRA, 2014; IJUIM, 2009; MORAES, 2007), propõe uma reflexão sobre o resgate do diálogo e da formação crítica para o exercício de um jornalismo que seja capaz de promover a emancipação de sujeitos, cientes de sua responsabilidade numa sociedade midiatizada, centrada na tecnologia e nos dispositivos móveis.

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Biografia do Autor

Rose Mara Pinheiro, UFMS

Professora Adjunta do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

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Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos