Metrópoles em crise e formação de uma cinecidade nos cinemas brasileiro e argentino // Metropolises in crisis and formation of a cinecity (cinecidade) in the Brazilian and Argentine cinema

Autores

  • Alisson Gutemberg Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Josimey Costa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i3.21936

Palavras-chave:

Cinema, distopia, cinecidade - Cinema, dystopia, cinecity.

Resumo

O artigo busca elucidar como as representações das metrópoles, na cinematografia contemporânea do Brasil e da Argentina, chegam a formar uma paisagem simbólica contínua e um único ambiente imaginário: a cinecidade, que se refere à significação resultante da produção de um sentido cultural próprio e comum para as cidades tematizadas cinematograficamente. A ideia resulta da articulação dos conceitos de cidades contínuas (CALVINO, 1990), cidade cinemática (COSTA, 2002) e cidade imaginária (PRYSTHON, 2006) e aplica-se, aqui, à análise de duas cidades: São Paulo e Buenos Aires, onde o espaço urbano fílmico surge como distópico e marcado por problemas sociais como desemprego, corrupção e violência, compondo assim uma cidade comum em crise. Entre os filmes comentados na análise estão – Mundo Grúa, Pizza, Birra, Faso, Linha de Passe e O Invasor. This paper seeks to elucidate how the representation of metropolises in the contemporary cinematography from Brazil and Argentina form a continuous symbolic landscape and a single imaginary environment: the cinecity. Addressing the signification resultant from creation of a cultural meaning proper and common to the cities cinematographically approached, this idea derived from an articulation of three concepts: continuous cities (CALVINO, 1990), cinematic city (COSTA, 2002) and imaginary city (PRYSTHON, 2006). Here, it is applied to two cities: São Paulo and Buenos Aires, where the urban filmic space emerges as dystopian and is marked by social problems as unemployment, corruption and violence, comprising a single city in crisis. Among the movies analysed are: Mundo Grúa, Pizza, Birra, Faso, Linha de Passe and O Invasor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Gutemberg, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS / UFRN). PhD student in the Postgraduate Programme in Social Sciences at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN)

Josimey Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Dra dos Programas de Pós-Graduação em Estudos da Mídia e de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM / UFRN; PPGCS / UFRN). Professor in the Postgraduate Programme in Media Studies and in the Postgraduate Programme in Social Sciences at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN)

Downloads

Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos