A INOVAÇÃO METODOLÓGICA COMO PROBLEMA NA PESQUISA EM JORNALISMO DIGITAL // METHODOLOGICAL INNOVATION AS A RESEARCH PROBLEM IN DIGITAL JOURNALISM
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i1.21513Palavras-chave:
Jornalismo Digital, Inovação metodológica, Métodos de pesquisa em jornalismoResumo
Ao partir da constatação de que as recentes transformações do jornalismo contem-porâneo guiadas por processos sócio-tecnológicos têm repercutido sobre as teorias que ao longo do século XX definiram as bases de compreensão do jornalismo, este artigo investiga o fator de “inovação” como problema empírico e conceitual das pes-quisas em jornalismo digital. O texto é desenvolvido com base na perspectiva de progresso científico de Larry Laudan, no qual a ciência é compreendida como uma atividade de resolução de problemas. A velocidade das transformações na sociedade informacional, centradas na tecnologia da informação, tem estimulado um uso mais rico dos estudos sobre inovação. As discussões aqui propostas são conduzidas para pensar a “inovação metodológica” como uma possível resposta oferecida pelas pes-quisas em jornalismo digital para construir novos aportes teóricos e, assim, auxiliar no avanço dos estudos de jornalismo. Este trabalho tem dois momentos: um teóri-co, com base em pesquisa sobre bibliografia de referência, e outro empírico, inves-tigando trabalhos científicos publicados durante cinco anos (entre 2009 a 2013) em periódicos científicos brasileiros de Comunicação classificados com pontuação entre A1, A2 e B1 no sistema Qualis da agência CAPES. Foram analisados 30 periódicos de comunicação e localizados 67 artigos publicados por autores brasileiros que tiveram como tema o jornalismo digital. A pesquisa, do tipo exploratório, permitiu-nos des-crever e analisar traços metodológicos dos trabalhos e formular uma compreensão de um possível modelo de inovação metodológica.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.