NOVOS ‘ARRANJOS ECONÔMICOS’ ALTERNATIVOS PARA A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA // NEW ALTERNATIVE ‘ECONOMIC ARRANGEMENTS’ FOR JOURNALISTIC PRODUCTION

Autores

  • Roseli Figaro Universidade de São Paulo
  • Claudia Nonato FIAM-FAAM Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i1.21451

Palavras-chave:

mundo do trabalho do jornalista, comunicação e trabalho, arranjos econômicos alternativos.

Resumo

Pesquisas realizadas no Brasil sobre o trabalho do jornalista mostram o perfil dos profissionais. Jovens, mulheres, multiplataformas, com vínculos precários de trabalho, baixos salários e sem condições editoriais de realizarem jornalismo independente. A tecnologia digital, móvel e conectada em rede, ao mesmo tempo que densifica o trabalho e a exploração do jornalista, devido às formas como têm sido apropriada pela lógica do Capital, provoca mudanças ao abrir possibilidades para o trabalho jornalístico em “novos arranjos econômicos” alternativos aos conglomerados de mídia. Este artigo trata desses dois aspectos: analisa, a partir dos resultados de pesquisas anteriores, as dificuldades do trabalho do jornalista; e apresenta e justifica a necessidade de nova pesquisa, em andamento, sobre o trabalho do jornalista em “novos arranjos alternativos” aos conglomerados de mídias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli Figaro, Universidade de São Paulo

Professora Associada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP)

Claudia Nonato, FIAM-FAAM Centro Universitário

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professora do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário, editora executiva da revista Comunicação & Educação e diretora administrativa da SBPJor (2015-2017)

Downloads

Publicado

2017-06-29