Representações sociais sobre a redução da maioridade penal no jornal Folha de S. Paulo // Social representations on reducing the age of criminal responsability in the newspaper Folha de S. Paulo

Autores

  • Luiza Monica Assis da Silva Universidade Católica de Brasília
  • Amanda Caroline Rodrigues Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.20644

Palavras-chave:

adolescência, folha de s. paulo, representações sociais, comunicação,

Resumo

Propomos neste trabalho identificar representações sociais sobre a redução da maioridade penal presentes no discurso do jornal Folha de S. Paulo. O recorte temporal para análise ocorreu no período de janeiro a julho de 2015, período correspondente a aprovação à lei de redução da maioridade penal na Câmara Federal. O corpus reuniu 161 matérias variadas entre artigos, editoriais, reportagens e opinião dos leitores. Foi realizada uma análise lexical com uso do software Alceste, que identificou cinco classes em dois eixos do discurso. O primeiro eixo Voz da Folha comporta as classes Processo de Aprovação e Crise do Governo Dilma. Já o segundo eixo Opinião do Público, é formado pelas classes Medidas de Punição, Estatísticas da Juventude e Marginalização da Violência. Pudemos perceber que a redução da maioridade penal está ancorada em discursos antagônicos contra ou a favor, construídos através de processos semânticos e comunicacionais, em que os grupos sociais expressam sua opinião. A Folha de S. Paulo, trata a redução da maioridade penal como pauta política, e relaciona as disputas na Câmara dos Deputados à crise do Governo Dilma. Identificamos na Folha de S. Paulo, um espaço dialógico de diferentes manifestações de gêneros discursivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Monica Assis da Silva, Universidade Católica de Brasília

Professora do programa de pós-graduação da Universidade Católica de Brasília (UCB), doutora em psicologia social pela Universidade de Brasília (UnB).

Amanda Caroline Rodrigues, Universidade Católica de Brasília

Mestranda em comunicação no programa de pós-graduação da Universidade Católica de Brasília (UCB), formação em jornalismo, bolsista/pesquisadora CAPES.

Downloads

Publicado

2018-07-11