LONGE DEMAIS DAS CAPITAIS? CONTEXTO DO ROCK GAÚCHO NA IMPRENSA BRASILEIRA // TOO FAR FROM CAPITALS? CONTEXT OF GAUCHO ROCK IN BRAZILIAN PRESS

Autores

  • Ivan Bomfim Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.17277

Palavras-chave:

Rock gaúcho, música e identidade, estrutura de sentimento.

Resumo

O que é o rock gaúcho? Como entender um rótulo que abarca bandas de diferentes estilos, ao longo das últimas décadas? Quais relações podem ser estabelecidas entre o rock e a cultura tradicional gaúcha? No presente trabalho, buscamos analisar o rótulo “rock gaúcho” a partir da cobertura realizada por veículos da imprensa nacional, e mobilizamos autores como Frith (1996) e Janotti Jr. (2003) para a discussão de temáticas que relacionam rock e identidade cultural. Ademais, trazemos o conceito de estrutura de sentimento (WILLIAMS, 1979) para refletir sobre a gênese do estilo no contexto da cultura gaúcha e entendê-lo na contemporaneidade. Como forma de análise inicial, realizamos uma investigação a partir da cobertura de cinco periódicos nacionais – Diário Catarinense (SC), Diário de Pernambuco (PE), Estado de Minas (MG), Folha de S. Paulo (SP) e O Globo (RJ) – com base nos materiais disponibilizados pelos sites dos veículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Bomfim, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Pós-doutorando na Escola da Indústria Criativa - UNISINOS (bolsista Capes/PVE, projeto 88881.030393/2013-01), doutor e mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS, especialista em Relações Internacionais (PUC Minas), graduado em Jornalismo (UNIBH) e História (UFMG)

Downloads

Publicado

2017-11-10

Edição

Seção

Artigos