LONGE DEMAIS DAS CAPITAIS? CONTEXTO DO ROCK GAÚCHO NA IMPRENSA BRASILEIRA // TOO FAR FROM CAPITALS? CONTEXT OF GAUCHO ROCK IN BRAZILIAN PRESS
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.17277Palavras-chave:
Rock gaúcho, música e identidade, estrutura de sentimento.Resumo
O que é o rock gaúcho? Como entender um rótulo que abarca bandas de diferentes estilos, ao longo das últimas décadas? Quais relações podem ser estabelecidas entre o rock e a cultura tradicional gaúcha? No presente trabalho, buscamos analisar o rótulo “rock gaúcho” a partir da cobertura realizada por veículos da imprensa nacional, e mobilizamos autores como Frith (1996) e Janotti Jr. (2003) para a discussão de temáticas que relacionam rock e identidade cultural. Ademais, trazemos o conceito de estrutura de sentimento (WILLIAMS, 1979) para refletir sobre a gênese do estilo no contexto da cultura gaúcha e entendê-lo na contemporaneidade. Como forma de análise inicial, realizamos uma investigação a partir da cobertura de cinco periódicos nacionais – Diário Catarinense (SC), Diário de Pernambuco (PE), Estado de Minas (MG), Folha de S. Paulo (SP) e O Globo (RJ) – com base nos materiais disponibilizados pelos sites dos veículos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.