NA TRILHA DOS COMPOSITORES: MÚSICAS, REDES, ATORES E MÍDIAS AUDIOVISUAIS // TRACKING COMPOSERS: MUSICS, NETWORKS, ACTORS AND AUDIOVISUAL

Autores

  • Simone Luci Pereira Professora e Pesquisadora do PPGCOM UNIP. Professora e Pesquisadora Colaborado do PPGCOM ESPM
  • Theophilo Augusto Pinto Pós-Doutorando no PPG Comunicação e Cultura Midiática - UNIP, junto ao GP MUSIMID (Música e Mídia) Professor no Centro Universitário Belas Artes

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.17072

Palavras-chave:

Trilha sonora. Músicos. Mediações

Resumo

Este texto trata das redes de atores ligados ao meio audiovisual, mais precisamente, compositores de trilhas sonoras. Não restrita à composição para o cinema, observa-se a existência de um grupo cada vez maior de músicos brasileiros que vem criando composições para serem partes integrantes de filmes, animações, videogames, programas de televisão, peças de teatro, eventos, etc. Num desdobramento dos trabalhos já realizados pelos autores deste artigo, contemplamos nesta pesquisa em processo alguns debates que se interpõem quando pesquisamos estas redes de atores, tais como a formação de vínculos sociais (artísticos e profissionais) em que o uso de conceitos como mediações (A.Hennion) e associações (B.Latour) mostram-se como um caminho epistemológico para a compreensão destes fenômenos; e o caráter dos processos de audiovisão (M.Chion), onde imagem e som elaboram sentidos e significados numa sociedade midiatizada e com farto uso das tecnologias para composição e recepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Luci Pereira, Professora e Pesquisadora do PPGCOM UNIP. Professora e Pesquisadora Colaborado do PPGCOM ESPM

Graduada em História (bacharelado e licenciatura) (1994), Mestre em História Social (1998), Doutora em Ciências Sociais - Antropologia (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou dois Pós-Doutorados: um no Brasil, no PPG Música da UNIRIO (bolsista PosDoc Sênior FAPERJ - 2012/2013), junto ao GP Música Urbana no Brasil; e outro internacional, no Progranma de Investigación Posdoctoral en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (Red CLACSO de Posgrados e Red INJU - 2014/2016). Participa da rede internacional de investigação do Grupo de Trabalho CLACSO Juventudes y Infâncias en América Latina. Professora Titular do PPG Comunicação e Cultura Midiática (Mestrado e Doutorado) da UNIP (Univ. Paulista). Professora colaboradora do PPG Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM. Pesquisa e atua na interface dos campos da Comunicação, Música e Antropologia, com ênfase nos estudos sobre memória, escuta e música midiática, pesquisando sobre migrações/diásporas, identidades e interações sociais vinculadas às práticas musicais; paisagens sonoras, culturas midiáticas e recepção dos ouvintes. Pesquisadora e Vice-coordenadora do MUSIMID (Centro de Estudos em Música e Mídia), ligado ao PPGCOM UNIP e à ECA-USP. Integrante fundadora e parecerista do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Culturas Urbanas" da INTERCOM. Membro da IASPM-LA (Associasión internacional para el estudio de la musica popular – Rama Latinoamericana). Tem participado de eventos científicos no Brasil e no exterior e publicado vários trabalhos em anais de eventos, periódicos e livros coletâneas de artigos. Atua como parecerista em periódicos nacionais e internacionais e agências de fomento.

Theophilo Augusto Pinto, Pós-Doutorando no PPG Comunicação e Cultura Midiática - UNIP, junto ao GP MUSIMID (Música e Mídia) Professor no Centro Universitário Belas Artes

É pós-doutorando no PPG Comunicação e Cultura Midiática da Unip - Universidade Paulista. É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Licenciatura em Música (1986) e mestrado em Artes (2002) pela mesma Universidade. Pesquisador do MUSIMID (Centro de Estudos em Música e Mídia), ligado ao PPGCOM UNIP e à ECA-USP. Trabalhou como docente na Universidade Anhembi Morumbi nos cursos de Comunicação Social - Rádio e TV e de Artes - Produção da Música Eletrônica entre 2001 e 2014. Trabalhou também no curso de pós-graduação latu sensu em Trilha Sonora - composição para Cinema e TV na mesma Universidade. Atualmente é professor do Centro Universitário de Belas Artes. Faz uma pesquisa interdisciplinar sobre a música nos meios audiovisuais, com ênfase em história da música, síntese sonora, rádio e televisão.

Downloads

Publicado

2017-11-10

Edição

Seção

Artigos