NÃO VAI TER COPA: ENQUADRAMENTOS DA MOBILIZAÇÃO NO FACEBOOK // THERE WON’T BE WORLD CUP: FRAMEWORKS OF MOBILIZATION ON FACEBOOK
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.16912Palavras-chave:
Enquadramento, Copa do Mundo, FacebookResumo
O artigo apresenta um estudo das páginas no Facebook da campanha contrária à realização da Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil a partir dos conceitos de enquadramento e alinhamento de quadros estabelecidos por Benford e Snow (2000). O objetivo é observar o papel da rede social nos protestos, que têm como objetivos impedir a realização do evento e, ao mesmo tempo, evidenciar problemas sociais do país. A metodologia envolve uma análise das postagens que resultam nos quadros mobilizados, como eles interagem e de que forma essa estratégia de comunicação foi desenvolvida durante os três anos de campanha. Os resultados mostram que a Copa foi uma oportunidade política para o agendamento de temáticas paralelas ao evento, cujo conteúdo foi voltado para o reforço dos vínculos entre os engajados mais do que para mobilizar outros quadros. Foi possível perceber ainda como os usuários das fanpages se relacionaram com as características técnicas da plataforma, indicando alguns limites para a mobilização no Facebook.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.