NÃO VAI TER COPA: ENQUADRAMENTOS DA MOBILIZAÇÃO NO FACEBOOK // THERE WON’T BE WORLD CUP: FRAMEWORKS OF MOBILIZATION ON FACEBOOK

Autores

  • Kelly Prudencio Universidade Federal do Paraná
  • Nilton Kleina Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.16912

Palavras-chave:

Enquadramento, Copa do Mundo, Facebook

Resumo

O artigo apresenta um estudo das páginas no Facebook da campanha contrária à realização da Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil a partir dos conceitos de enquadramento e alinhamento de quadros estabelecidos por Benford e Snow (2000). O objetivo é observar o papel da rede social nos protestos, que têm como objetivos impedir a realização do evento e, ao mesmo tempo, evidenciar problemas sociais do país. A metodologia envolve uma análise das postagens que resultam nos quadros mobilizados, como eles interagem e de que forma essa estratégia de comunicação foi desenvolvida durante os três anos de campanha. Os resultados mostram que a Copa foi uma oportunidade política para o agendamento de temáticas paralelas ao evento, cujo conteúdo foi voltado para o reforço dos vínculos entre os engajados mais do que para mobilizar outros quadros. Foi possível perceber ainda como os usuários das fanpages se relacionaram com as características técnicas da plataforma, indicando alguns limites para a mobilização no Facebook.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Prudencio, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Sociologia Política. Professora no Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Participação Política.

Nilton Kleina, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Participação Política.

Downloads

Publicado

2017-11-10

Edição

Seção

Artigos