A lógica de controle nas empresas bloqueia
a plena adesão ao ambiente digital: mapeando controvérsias em situação de crise // The logic control in companies blocks the full adhesion to the digital environment: mapping controversies in crisis situation

Autores

  • Dora Kaufman Coppe-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i3.16653

Palavras-chave:

controle, redes sociais digitais, controvérsia

Resumo

As décadas recentes caracterizam-se por um amplo processo de flexibilização das empresas, preservando, contudo, a mentalidade e a prática de controle. Em paralelo, o advento das tecnologias digitais, com a Internet e a Web, introduziu formas de circulação da informação e de conexão entre atores cuja característica central é o “não-controle”. Pensando a empresa como um fenômeno sistêmico complexo e as redes digitais como um fenômeno pós-sistêmico, tentamos identificar o que ocorre na fronteira entre a lógica corporativa e a lógica das redes sociais digitais. A metodologia de pesquisa Cartografia das Controvérsias, baseada na Teoria Ator-Rede, aplicada à controvérsia gerada pela contaminação do suco de maçã AdeS da Unilever, mostrou empiricamente que o controle nas esferas de informação-comunicação das empresas bloqueia sua evolução para o digital, o que se acentua e adquire mais visibilidade em situações de crise.

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Biografia do Autor

Dora Kaufman, Coppe-UFRJ

Pós-doutoranda Coppe/UFRJ. Doutora ECA/USP com estágio na Université Paris – Sorbonne IV. Mestre em Comunicação e Semiótica PUC/SP. Economista PUC/RJ. Pesquisadora visitante, Courant Institute of Mathematical Sciences/NYU (2009, 2010) e Alexander von Humboldt Institute/ Berlim (2015). Pesquisadora do Atopos ECA/USP.

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos