Netflix, discursos de distinção e os novos modelos de produção televisiva // Netflix, discourse of distinction and new modes of televison production

Autores

  • Mayka Castellano Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Melina Meimaridis Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i2.16398

Palavras-chave:

Netflix, Ficção Seriada, Televisão

Resumo

As produções do site americano de streaming Netflix têm se popularizado nos últimos anos. O serviço tem incentivado práticas de consumo mais intenso de ficção seriada, como o binge-watching, ao mesmo tempo que utiliza discursos de distinção para se promover como um novo modelo produtor de conteúdo televisivo. Tendo isso em mente, esse artigo busca explorar essas diferenças partindo da análise de quatro variáveis: modelo econômico, formatos, narrativas e espectatorialidade. Argumentamos que embora certos elementos narrativos das séries da Netflix rompam com os padrões clássicos da televisão americana, ainda encontramos indícios de que o serviço segue sendo determinado por lógicas tradicionalmente associadas à economia política da televisão.

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Biografia do Autor

Mayka Castellano, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora adjunta do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, onde também realizou estágio pós-doutoral, com bolsa FAPERJ.

Melina Meimaridis, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2016-08-29

Edição

Seção

Artigos