Netflix, discursos de distinção e os novos modelos de produção televisiva // Netflix, discourse of distinction and new modes of televison production
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i2.16398Palavras-chave:
Netflix, Ficção Seriada, TelevisãoResumo
As produções do site americano de streaming Netflix têm se popularizado nos últimos anos. O serviço tem incentivado práticas de consumo mais intenso de ficção seriada, como o binge-watching, ao mesmo tempo que utiliza discursos de distinção para se promover como um novo modelo produtor de conteúdo televisivo. Tendo isso em mente, esse artigo busca explorar essas diferenças partindo da análise de quatro variáveis: modelo econômico, formatos, narrativas e espectatorialidade. Argumentamos que embora certos elementos narrativos das séries da Netflix rompam com os padrões clássicos da televisão americana, ainda encontramos indícios de que o serviço segue sendo determinado por lógicas tradicionalmente associadas à economia política da televisão.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.