O espaço público como direito à comunicação dos socialmente excluídos // The public space as a right to communication of the socially excluded
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i3.14660Palavras-chave:
epistemologia da comunicação, exclusão social, midiatização,Resumo
Embora as tecnologias da comunicação sejam usualmente consideradas o epicentro de mudanças sociais em curso, pretende-se analisar aqui a cidade como lugar privilegiado à comunicação dos socialmente excluídos. Não se trata, contudo, de antagonizar o espaço virtual das redes sociais com o espaço público das cidades, mas de hierarquizar suas posições na reivindicação e materialização por demandas sociais. A hipótese é que os excluídos somente ganhem visibilidade nas ruas porque suas demandas não encontram ressonância nas mídias tradicionais que absorvem inclusive as redes sociais na medida em que pautam a agenda principalmente dos assuntos políticos. Reivindicar o direito à cidade requer não apenas a democratização do espaço social e midiático, mas uma epistemologia que considere um circuito dos afetos e uma nova concepção de sujeito.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.