O espaço público como direito à comunicação dos socialmente excluídos // The public space as a right to communication of the socially excluded

Autores

  • Paulo Roberto Masella Lopes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i3.14660

Palavras-chave:

epistemologia da comunicação, exclusão social, midiatização,

Resumo

Embora as tecnologias da comunicação sejam usualmente consideradas o epicentro de mudanças sociais em curso, pretende-se analisar aqui a cidade como lugar privilegiado à comunicação dos socialmente excluídos. Não se trata, contudo, de antagonizar o espaço virtual das redes sociais com o espaço público das cidades, mas de hierarquizar suas posições na reivindicação e materialização por demandas sociais. A hipótese é que os excluídos somente ganhem visibilidade nas ruas porque suas demandas não encontram ressonância nas mídias tradicionais que absorvem inclusive as redes sociais na medida em que pautam a agenda principalmente dos assuntos políticos. Reivindicar o direito à cidade requer não apenas a democratização do espaço social e midiático, mas uma epistemologia que considere um circuito dos afetos e uma nova concepção de sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Masella Lopes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Pós-doutorando pela PUC-SP; Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP; Bacharel em Filosofia pela FFLCH-USP.

Downloads

Publicado

2016-03-16