BRASIL: ANATOMIA DE UM POVO COLONIZADO - ANÁLISE DO DISCURSO DE LUIS RUFFATO NA FEIRA DO LIVRO DE FRANKFURT // BRAZIL: ANATOMY OF A COLONIZED PEOPLE - DISCOURSE ANALYSIS LUIS RUFFATO THE FRANKFURT BOOK FAIR

Autores

  • Adriana Maria Cunha Universidade Federal de São João del-Rei
  • Cláudio Márcio Carmo Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i1.14658

Palavras-chave:

Brasil, internacionalização, identidade Brazil, internationalization, identity

Resumo

O presente artigo analisa o discurso proferido pelo escritor brasileiro Luis Ruffato na abertura da Feira do Livro de Frankfurt, na edição de 2013, quando o Brasil foi homenageado. Partindo da hipótese de que os sentidos simbólicos são construídos no interior da prática discursiva, o objetivo é analisar a construção identitária do país e do povo brasileiro, transmitida no discurso do escritor e como ela se coloca como um empecilho no processo de internacionalização do Brasil, no que tange às questões sociais, políticas e culturais. A análise será feita através da categoria “modalidade” dentro do Significado Identificacional de Fairclough (2003), que revela como que o discurso se configura na construção e na negociação de identidades. This article analyzes, the speech by the Brazilian writer Luis Ruffato the opening of the Frankfurt Book Fair, in the edition of 2013, when Brazil was the honored. Assuming that the symbolic meanings are built inside the discursive practice, the goal is to analyze the identity construction of the country and the Brazilian people, broadcast on the writer's speech and how it stands as an obstacle in the process of internationalization of Brazil, with respect to social, political and cultural issues. The analysis will be done by category "modality" within the meaning of identificational Fairclough’s Identificational meaning (2003), which reveals how the discourse is shaped in construction and identity negotiation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Maria Cunha, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração e na área de assessoria de comunicação. Mestre em Letras, na linha de pesquisa Discurso e Representação Social pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). É membro do Núcleo de Estudos de Gênero da UFSJ.

Cláudio Márcio Carmo, Universidade Federal de São João del-Rei

possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (1999), mestrado em Linguística (2001) e doutorado em Linguística Aplicada (2005), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. É Professor Associado da Universidade Federal de São João del-Rei, atuando na graduação e no Programa de Mestrado em Letras. Cursou seu pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade de São Paulo (USP), sob a supervisão do Prof. Dr. Kabengele Munanga, a respeito da questão antropológica que subjaz à Linguística Sistêmico-Funcional e às teorias de base sistêmica (Análise Crítica do Discurso e Semiótica Social), partindo do conceito-base de cultura. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Linguística e Cultura e Cultura, Representação e Discurso, ambos da UFSJ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e Linguística Aplicada, trabalhando principalmente com os seguintes temas: cultura e produção de sentido, Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística de Corpus, Sistema de Avaliatividade, Representação de Atores Sociais, Semiótica Social, Multimodalidade, Análise (Crítica) do Discurso e estudos lexicais, em que se baseia para a análise de discursos de/sobre minorias e grupos vulneráveis, mídia, representação, identidade, questão étnico-racial e questão religiosa.

Downloads

Publicado

2017-06-29