Ética e Qualidade: bases para a implantação de um observatório de telejornalismo no Paraná // Ethics and quality: basis for the implementation of a mediawatcher television news in Paraná
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i3.14639Palavras-chave:
Direito à comunicação, Observatórios de mídia, Ética, Telejornalismo, Paraná.Resumo
O jornalismo é uma atividade que se ocupa de atender um direito, previsto na Declaração Universal dos Direitos do Homem. Previsto no artigo 19, este direito se refere às capacidades de comunicação e informação dos seres humanos em sociedade. Em sociedades complexas como as nossas, não basta apenas que esse direito esteja previsto em leis. É necessário criar condições para que os cidadãos tenham seus direitos atendidos e que instituições, como o jornalismo, busquem aperfeiçoar suas práticas, já que informar é um dever de organizações e profissionais. Este artigo discute aspectos como ética e qualidade editorial no jornalismo brasileiro, apresentando as condições necessárias para implantação de um projeto que deve resultar num observatório de mídia, concentrado em análises do telejornalismo paranaense. A iniciativa já está em desenvolvimento e objetiva contribuir para a melhoria de produtos e serviços jornalísticos, permitindo também que seja disseminada uma prática de consumo crítico dos meios de comunicação.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.