Voz coletiva para mobilização pela Amazônia: @xinguvivo e Belo Monte // Collective voice for mobilization by the amazon: @xinguvivo and Belo Monte

Autores

  • Alda Cristina Costa Universidade Federal do Pará
  • Nírvea Ravena Universidade Federal do Pará
  • Ivana Oliveira Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i3.14614

Palavras-chave:

Amazônia, Twitter, mobilização social.

Resumo

Na contemporaneidade as relações de poder foram redefinidas. A esfera pública virtual ganhou substância e robustez com o cidadão dispondo de ferramentas que o oportuniza participar diretamente das discussões e mobilizações sociais. As questões relativas à ação coletiva e os dilemas que envolvem espaços virtuais e a consecução de bens públicos permanece. Este artigo se propõe a analisar qual o impacto dessa nova forma de esfera pública na mobilização e na ação coletiva de atores interessados em uma das maiores obras a serem executadas na Amazônia paraense, o Complexo Hidrelétrico de Belo Monte, na região do Rio Xingu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alda Cristina Costa, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura Amazônia (PPGCom) e professora da Faculdade de Comunicação (Facom), Universidade Federal do Pará.

Nírvea Ravena, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido-PPGDSTU do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA-UFPA).

Ivana Oliveira, Universidade da Amazônia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido-PPGDSTU do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), professora da Universidade da Amazônia (Unama).

Downloads

Publicado

2016-03-16