Rock and roll e juventude em debate no Brasil (1956-58): o impacto do filme Ao Balanço das Horas // The youth and rock and roll debate in brazil (1956-58): the impact of the movie Rock Around the Clock

Autores

  • Marcelo Garson

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i1.14243

Palavras-chave:

rock and roll, juventude, cultura juvenil

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a recepção do filme Ao Balanço da Horas (Rock around the clock) que estreia no Brasil em 1956. Através de sua trilha sonora, ele foi responsável pela popularização do rock and roll ao redor do mundo. O extremo sucesso da fita, no entanto, devia-se mais ao que ocorria fora, do que dentro, das telas: acreditava-se que sua trilha sonora continha um efeito delirante sobre as plateias mais jovens. Meses antes da chegada do filme, os jornais brasileiros nos familiarizavam com sua escandalosa recepção nas salas de cinema estrangeiras marcada por gritarias, palmas, exibições de dança, desrespeito à autoridade e vandalismo. Não é, portanto, um acaso que no Rio de Janeiro e São Paulo os mesmos eventos se repetissem. Como consequência, nos jornais brasileiros armou-se um intenso fórum de discussão em que opinavam agentes da censura, delegados, juízes, educadores e psicólogos. Ao longo deste artigo mostraremos como esse evento instaurou um debate público sobre o rock and roll e a juventude no Brasil. A ocasião é interessante para investigar como esse tipo de música pode se afirmar em um cenário em que o público juvenil inexistia como segmento de consumo, esclarecendo, portanto, qual era o sentido de se falar em cultura juvenil no Brasil dos anos 50. O artigo se apoia no material documental a fim de compreender que juventude é essa que emergia das reportagens; como ela era representada e como se revelava através da música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Garson

Doutor em Sociologia pela USP e mestre em Comunicação pela UFF

Downloads

Publicado

2016-05-31

Edição

Seção

Artigos