Entre o movimento de mulheres da/nas tic’s e os feminismos: uma análise do grupo /mnt – mulheres na tecnologia // Between the women’s movement in ict’s and the feminisms: an analysis of the group /mnt – mulheres na tecnologia

Autores

  • Mônica de Sá Dantas Paz GIGA/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i2.14023

Palavras-chave:

Gênero e Tecnologia, Feminismo, Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Resumo

O presente trabalho é uma parte de uma pesquisa maior que visa entender as ações em prol do empoderamento de mulheres participantes de uma comunidade de software livre no Brasil. Busco identificar e entender as percepções destas mulheres em relação ao movimento de mulheres, ao feminismo e às suas atuações ativistas em relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). São apresentados alguns resultados referentes à observação e análise do grupo “/MNT - Mulheres na Tecnologia”, que demonstram como o grupo vem desenvolvendo a sua consciência militante e feminista, buscando alterar os convencionais padrões androcêntricos da área das Tecnologias da Informação (TI).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica de Sá Dantas Paz, GIGA/UFBA

Doutora (2015) e mestre (2010) pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/UFBA), na linha de pesquisa sobre Cibercultura. Bacharel em Ciência da Computação (2007) pelo DCC/UFBA. Fez estágio doutoral na Universidade de Barcelona-ES (2013).

Downloads

Publicado

2015-09-22