Processos de investigação/pesquisa em Comunicação Social/Jornalismo: pistas sobre as mudanças Pós-Bolonha // Research process in social communication/journalism: clues about the changes after Bologna
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i2.13988Palavras-chave:
Bolonha, Pesquisa, Comunicação.Resumo
O Processo de Bolonha tem recebido a atenção de pesquisadores do mundo inteiro. Trata-se de uma transformação dos processos formativos como nunca antes vivenciado. Com isso, estudos e pesquisas têm apontado para as modificações necessárias a fim de transformar uma perspectiva de educação em realidade formativa em todo o continente europeu. O curso de Comunicação Social/Jornalismo, desenvolvido em quatro universidades portuguesas, torna-se ilustrativo dos desafios vivenciados em âmbito nacional. Dessa forma, este texto mergulhou em diversos aspectos do Processo de Bolonha, tendo como objetivo: compreender que mudanças foram percebidas por entrevistados como mais impactantes na relação entre formação e investigação/pesquisa após a inserção do Processo de Bolonha. Conclui-se que, ao longo dos anos, as instituições universitárias envolvidas no Processo de Bolonha vêm desenvolvendo expertise nos processos de formação. Apesar dos avanços significativos na implantação e na implementação das políticas em torno de Bolonha, as universidades pesquisadas apresentam dificuldades no alinhamento pedagógico de suas estruturas curriculares, próprio de uma transformação pedagógica dessa magnitude.Downloads
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Publicado
2016-08-29
Edição
Seção
Artigos