Processos de investigação/pesquisa em Comunicação Social/Jornalismo: pistas sobre as mudanças Pós-Bolonha // Research process in social communication/journalism: clues about the changes after Bologna

Autores

  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i2.13988

Palavras-chave:

Bolonha, Pesquisa, Comunicação.

Resumo

O Processo de Bolonha tem recebido a atenção de pesquisadores do mundo inteiro. Trata-se de uma transformação dos processos formativos como nunca antes vivenciado. Com isso, estudos e pesquisas têm apontado para as modificações necessárias a fim de transformar uma perspectiva de educação em realidade formativa em todo o continente europeu. O curso de Comunicação Social/Jornalismo, desenvolvido em quatro universidades portuguesas, torna-se ilustrativo dos desafios vivenciados em âmbito nacional. Dessa forma, este texto mergulhou em diversos aspectos do Processo de Bolonha, tendo como objetivo: compreender que mudanças foram percebidas por entrevistados como mais impactantes na relação entre formação e investigação/pesquisa após a inserção do Processo de Bolonha. Conclui-se que, ao longo dos anos, as instituições universitárias envolvidas no Processo de Bolonha vêm desenvolvendo expertise nos processos de formação. Apesar dos avanços significativos na implantação e na implementação das políticas em torno de Bolonha, as universidades pesquisadas apresentam dificuldades no alinhamento pedagógico de suas estruturas curriculares, próprio de uma transformação pedagógica dessa magnitude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas (FACOM-UFBA). Mestre em Educação (PPGE-UnB). Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (CEULP-ULBRA) e Pedagogia (FE-UnB) e Professor dos Cursos de Comunicação Social/Jornalismo e Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL-UFT). Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). Email: gilsonportouft@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8025807807825011 .

Downloads

Publicado

2016-08-29

Edição

Seção

Artigos