Ciberativismo trans: considerações sobre uma nova geração militante // Trans cyber-activism: observations on a new generation of activists

Autores

  • Mario Felipe de Lima Carvalho CLAM-IMS-UERJ
  • Sérgio Carrara IMS-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i2.13865

Palavras-chave:

Ciberativismo, Travestis, Transexuais

Resumo

Neste artigo, apresentamos alguns casos de usos políticos da internet por ativistas travestis e transexuais a fim de propiciar um debate mais profundo sobre as implicações das interações sociais mediadas pela tecnologia na produção de regimes alternativos de visibilidade trans. Assim como explorar as operações discursivas e imagéticas usadas nestas interações em relação com as possibilidades de reconhecimento e produção de solidariedade. Para além de usos mais gerais, apresentamos um caso emblemático de ciberativismo, protagonizado pela travesti Amara Moira em seu blog “E se eu fosse puta” e em suas constantes intervenções nas redes sociais da internet, caso este que suscita um debate sobre os usos da internet e os processos de interação social mediados por tecnologia, como também sinalizam o surgimento de uma nova geração de travestis e seus conflitos com ativistas de gerações anteriores. Por fim, buscamos delinear alguns obstáculos e potencialidades do ciberativismo trans como ferramenta na produção de solidariedade e na luta por reconhecimento de travestis, mulheres transexuais e homens trans no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Felipe de Lima Carvalho, CLAM-IMS-UERJ

Mestre e Doutor em Saúde Coletiva (área de concentração: Ciências Humanas e Saúde) pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS-UERJ). Pesquisador colaborador no Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM-IMS-UERJ).

Sérgio Carrara, IMS-UERJ

Professor no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS-UERJ) e Coordenador do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM-IMS-UERJ).

Downloads

Publicado

2015-09-22