Os hits do bit e a dança nas fronteiras entre o underground, a música de nicho e o mainstream // The hits’ bit and the dance in the border between the underground, the niche music and the mainstream

Autores

  • Tatiana Rodrigues Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i3.13633

Palavras-chave:

Música popular urbana, Comunicação, Cultura digital

Resumo

O artigo discute a cultura da música popular urbana contemporânea com atenção para os trânsitos e a comunicação envolvendo o underground, os nichos e o mainstream. Parte de casos ocorridos no atual contexto de digitalização da cadeia musical, a fim de verificar as regularidades e dispersões entre os fluxos de produções musicais nas fronteiras entre as três esferas. Conclui que produções nos moldes do mainstream incorporam atualmente modos de circulação e configurações estéticas antes acionados apenas no âmbito do underground e que produções esteticamente próximas do mainstream encontram possibilidades de lançamento à margem da indústria fonográfica convencional. Sustenta que no cenário contemporâneo as fronteiras musicais são momentaneamente delimitáveis, em caráter provisório, e permeáveis a várias gradações de iniciativas que ocupam posições intermediárias e tensivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Rodrigues Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Coordenadora do grupo de pesquisas Música e Mediações Culturais - MMC

Downloads

Publicado

2016-03-16