Narrativas Juvenis: As apropriações da rua e da internet no consumo e produção de graffitis em Belo Horizonte // Youth narratives: street and Internet’s appropriations in the consumption and production of graffitis in Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i1.13435Palavras-chave:
Juventudes. Mapa dos Graffitis. Processos comunicacionais. Cidades Contemporâneas. Espetacularização urbanaResumo
Este artigo congrega duas pesquisas anteriores: a primeira, já finalizada no mestrado , buscou compreender percursos simbólicos de criação de situações comunicativas por meio de táticas que produzem narrativas inscritas nos muros, na região central de Belo Horizonte/Minas Gerais. A segunda se desenvolve em um pós-doutorado, que contempla as análises sobre narratividades juvenis e redes sociais e, aqui, objetiva trabalhar teoricamente o conceito de juventudes e os contextos do ambiente digital e das cidades contemporâneas. A partir de duas pesquisas diferentes, porém complementares em termos teóricos, temos como objetivo, neste artigo, analisar como os jovens grafiteiros de Belo Horizonte se apropriam do espaço urbano e do espaço digital, usando como recorte o Mapa dos Graffitis, para se mostrarem resistentes às políticas hegemônicas de espetacularização dos espaços públicos e, assim, promover novas sociabilidades e outros processos comunicacionaisDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.