Os lugares dos cinemas no subúrbio carioca da Leopoldina: falências, usos e destinos // The place of the cinemas in the Leopoldina suburb of Rio de Janeiro: collapses, uses and destinies

Autores

  • Talitha Gomes Ferraz University of Ghent/ ESPM-Rio/ Unesa

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i1.13140

Palavras-chave:

sala de cinema, exibição cinematográfica, lazer urbano

Resumo

Este artigo examina a transformação do acesso à sala de cinema, quando este equipamento coletivo, antes vigoroso em ruas e praças do espaço urbano da cidade do Rio de Janeiro, perde seu fôlego no final do século XX, cedendo lugar para os cinemas de shopping entre as práticas de lazer dos indivíduos. Nosso foco de análise é o caso dos extintos “cinemas de estação”, que existiram em frente a cada estação de trem dos bairros da Zona da Leopoldina, subúrbio ferroviário carioca, e as atuais condições da exibição cinematográfica nesta região. Com base em dados etnográficos e numa literatura sobre o papel do cinema nas dinâmicas urbanas, pensamos o estatuto da sala de cinema hoje nesta área da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talitha Gomes Ferraz, University of Ghent/ ESPM-Rio/ Unesa

PhD em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ. Post-PhD pelo Centre for Cinema and Media Studies, University of Ghent. Professora na ESPM-Rio e na Universidade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

2015-06-02