Contribuições Da Teoria Ator-Rede Para A Ecologia Midiática Da Música // Contributions Of Actor-Network Theory To The Media Ecology Of Music

Autores

  • Simone Pereira de Sá Universidade Federal Fluminense, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i3.12402

Palavras-chave:

Teoria Ator-Rede, sociologia da música, mediação, local/global, performance de gosto

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir algumas noções fundamentais da Teoria Ator-Rede, sugerindo um caminho possível de diálogo com esta teoria para o estudo da cultura da música, sobretudo a partir de sua circulação nas redes digitais; e ainda apontando alguns de seus limites. Nesta direção, foram privilegiados quatro conjuntos de questões interligadas: 1) a definição dos coletivos que são chamados de gêneros e de cenas musicais 2) o entendimento da mediação dos objetos técnicos na construção da experiência musical 3) a discussão em torno dos aspectos globais, locais e/ou periféricos da música 4) o papel das controvérsias para nos revelar a dinâmica das cenas e dos fandons musicais e suas disputas de gosto e de valor.

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Biografia do Autor

Simone Pereira de Sá, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Professora Associada III do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Comunicação e Cultura Coordemadora do LabCult - Laboratório de Pesquisas em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação Pesquisadora CNPq-PQ 1D

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Publicado

2015-02-11

Edição

Seção

Dossiê Temático