A colagem na obra de José Agrippino de Paula: migração de procedimentos entre literatura, teatro e cinema // The collage in José Agrippino De Paula’s work: migration of procedures between literature, theater and cinema

Autores

  • Fábio Raddi Uchôa Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i1.12295

Palavras-chave:

José Agrippino de Paula, Arte Pop, Tropicalismo

Resumo

Este artigo examina a migração de procedimentos de colagem na obra de José Agrippino de Paula. Partindo da definição da colagem na Pop Art e de sua politização no contexto do Tropicalismo e da cultura brasileira dos anos 1960-70, realizamos uma análise dos traços comuns à literatura (Lugar Público, 1964), ao teatro (Rito do Amor Selvagem, 1968) e ao cinema (Hitler III Mundo, 1968) deste multi-artista experimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Raddi Uchôa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Fábio Uchôa é doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. É professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar, instituição onde desenvolve projeto de pós-doutorado. Faz parte do Conselho Deliberativo Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE).

Downloads

Publicado

2015-06-01