Dinâmicas Da Experiência Da Automatização Integral Da Condução No Metrô De Paris // Dynamics In The Experience Of Full Automation Of Conduction In The Paris Subway
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i3.12288Palavras-chave:
Circuitos comunicacionais. Inovação tecnológica. Teoria ator-rede. Metrô. / Communicational circuits. Technological innovation. Actor-network theory. Subway.Resumo
Resumo Neste trabalho apresentamos alguns resultados da pesquisa recentemente concluída sobre a reconfiguração dos circuitos comunicacionais no contexto das linhas de condução totalmente automática (sem condutor humano) no metrô de Paris. Tomando a teoria ator-rede como referencial teórico e a etnografia como método, mostramos como se instaura um nova distribuição de competências para as tarefas de operação e utilização do metrô e exploramos a variedade de posições e modos de abordagem dos diversos interlocutores. Apontamos que, no contexto da implementação desse sistema integrado de automatismos no metrô de Paris e da controvérsia que se gerou, atingiu-se uma situação de equilíbrio em que, por outro lado, é possível discernir tensões atuais ou potenciais. Abstract In this paper we present some results of the recently completed research on the reconfiguration of communicational circuits in the context of the fully automated lines (with no human conductor) of Paris subway. Taking Actor-network theory as a theoretical framework and ethnography as method, we argue that a new distribution of competences for subway operational tasks and utilization gets established and we explore the variety of stands and approaches developed by our diverse interlocutors. We point out that, in the context of the implementation of this integrated system of automatisms in the Paris subway and of the controversy that was generated, a situation of equilibrium was reached in which, on the other hand, one can discern actual or potential tensions.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.