Narrativas Musicais, Memórias E Afetos No Documentário “As Canções” //Musical Narratives, Memories And Affections In The Documentary "Songs"

Autores

  • Maria Luiza Martins de Mendonça Universidade Federal de Goiás
  • Ceiça Ferreira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i3.10560

Palavras-chave:

Documentário, Música, Eduardo Coutinho.

Resumo

A partir dos conceitos de auto-mise-en-scène, de Jean-Louis Comolli e de “dispositivo” assim como o entende Consuelo Lins (Lins, 2007), este artigo propõe uma análise do filme “As canções” (Eduardo Coutinho, 2011), no qual a música é utilizada como elemento catalisador das memórias e da capacidade narrativa dos personagens. Mais do que uma análise fílmica este texto tem por objetivo descortinar as possibilidades de ativação de memórias e afetos por meio da música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Martins de Mendonça, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Comunicação. Pós-doutorado pela Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha) e pelo CNRS (França). Professora no PPG-Com UFG. Dirige o grupo de pesquisa Comunicação e Processos Sociais, CNPq.

Ceiça Ferreira, Universidade de Brasília

Conceição de Maria Ferreira Silva (Ceiça Ferreira) é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília -UnB. Atua na áreas de cinema, raça e gênero.

Downloads

Publicado

2015-02-10