“Alô, vó, tô estourado”: apropriações da cultura popular em um videoclipe de forró eletrônico //“Hello, grandma, I’m busted”: appropriations of popular culture in a video clip of electronic forró music

Autores

  • Valdir Jose Morigi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Robson da Silva Braga Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i2.10552

Palavras-chave:

culturas híbridas, representações sociais, forró eletrônico

Resumo

Com base no conceito de representações sociais (SERGE MOSCOVICI; DENISE JODELET; SANDRA JOVCHELOVITCH) e de culturas híbridas (GARCÍA-CANCLINI), o estudo analisa o modo como a indústria do forró eletrônico de Fortaleza-CE apropria-se das representações sociais sobre a performance dos forrozeiros na contemporaneidade a partir da análise da narrativa musical presente no videoclipe “Vó, tô estourado”, da banda Forró do Movimento (2012). A produção apresenta a performance do que é ser um “forrozeiro típico”, no contexto da cultura urbana da capital cearense. As representações de forrozeiro apresentadas por essa produção audiovisual estão ancoradas nas noções da tradição da cultura popular local e seus códigos comunicativos que se mesclam com os novos estilos de vida e aos padrões de consumo da atual classe média local, responsáveis pelo hibridismo e pela formação do imaginário cultural associado ao recente e vertiginoso crescimento industrial e urbano que Fortaleza viveu nas últimas décadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Jose Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Robson da Silva Braga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bolsista de pós-doutorado do PPGCOM da UERJ. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2015-09-22