Avaliação das habilidades fonético-fonológicas em gêmeas monozigóticas prematuras: um relato de caso

Autores

  • Ana Carla Filgueira de Souza e Souza UFBA
  • Luciana Lyra Casais-e-Silva UFBA
  • Eduardo Pondé de Sena UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i4.9202

Palavras-chave:

Avaliação. Desenvolvimento da linguagem. Gêmeos. Prematuro.

Resumo

Introdução: A prematuridade, o baixo peso ao nascer e as gestações múltiplas influenciam o desenvolvimento da linguagem, podendo ocasionar alterações futuras na aprendizagem da criança. A aquisição da linguagem oral inicia-se, em geral, entre um e dois anos de idade, com a produção e uso das primeiras palavras. Objetivo: descrever as habilidades fonético-fonológicas de gêmeas monozigóticas, aos 03 anos e 07 meses de idade, com histórico de prematuridade e baixo peso ao nascer. Metodologia: As habilidades fonético-fonológicas das crianças (C1 e C2) foram avaliadas através da prova de Fonologia do ABFW– Teste de Linguagem Infantil, a qual inclui a análise do inventário fonético e de quatorze processos fonológicos, de forma qualitativa e quantitativa. Resultados: Em C1, foram observados os seguintes processos fonológicos: plosivação de fricativas, posteriorização para velar, frontalização de palatal, simplificação de líquida, simplificação de encontro consonantal, simplificação de consoante final e ensurdecimento de fricativas. C2 apresentou processos fonológicos similares, exceto frontalização de palatal e ensurdecimento de fricativas. Em ambas, as maiores produtividades ocorreram na simplificação de líquida, simplificação de encontro consonantal e simplificação de consoante final. Discussão: De acordo com os resultados, observou-se similaridade entre a ocorrência dos processos fonológicos. Entretanto, mesmo com semelhanças neste aspecto, observam-se características distintas nas habilidades linguísticas das crianças avaliadas. Conclusão: Os fatores de risco podem justificar os desvios na aquisição da linguagem, uma vez a prematuridade, o baixo peso e a gestação múltipla favorecem tais alterações. Não se pode descartar a influência de fatores sociais, econômicos, ambientais e emocionais.

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Publicado

2014-02-12

Como Citar

de Souza e Souza, A. C. F., Casais-e-Silva, L. L., & Sena, E. P. de. (2014). Avaliação das habilidades fonético-fonológicas em gêmeas monozigóticas prematuras: um relato de caso. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 12(4), 506–511. https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i4.9202

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