Preliminary study of bone repair in a non-critical defect after the implantation of wollastonite and tricalcium phosphate granules
DOI :
https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i3.57625Mots-clés :
Biomateriais, Regeneração óssea, Wollastonita, Tricálcico fosfato, RatoRésumé
Introdução: a bioengenharia tecidual é uma área multidisciplinar que busca desenvolver novas técnicas e biomateriais que substituam o tecido ósseo lesionado ou estimulem a regeneração óssea. Os biomateriais cerâmicos constituem uma alternativa promissora devido à biocompatibilidade, osteocondutividade, bioatividade e biorreabsorção. Nesse contexto, a associação das cerâmicas wollastonita e fosfato tricálcico resulta em um biomaterial compósito com propriedades osteogênicas superiores em relação a seus constituintes, quando utilizados de forma isolada. O objetivo deste estudo foi avaliar histomorfologicamente a fase inicial do reparo de defeito ósseo não crítico após a implantação de grânulos de wollastonita (W) e β-fosfato tricálcico (β-TCP), em diferentes proporções. Metodologia: dezoito animais foram aleatoriamente distribuídos em três grupos experimentais, compostos por seis animais em cada: i) W60 – grupo com grânulos de 60 % de W e 40% de β-TCP, em defeito ósseo não crítico; ii) T20 – grupo com grânulos de 80% de W e 20% de β-TCP, em defeito ósseo não crítico; III) GC – grupo de controle, sem implantação de biomateriais no defeito ósseo não crítico. E foram avaliados após 15 dias de pós-operatório. Resultados: a análise histológica evidenciou, aos 15 dias, discreta neoformação óssea reparativa, restrita às bordas, inflamação crônica granulomatosa moderada, com escassas células gigantes multinucleadas, preenchimento do defeito com grânulos por toda a extensão e formação de tecido conjuntivo frouxo de permeio aos biomateriais. Conclusão: os compósitos de W/β-TCP avaliados neste estudo, no ponto biológico de 15 dias, foram biocompatíveis, osteocondutores e bioativos, o que indica elevado potencial para uso como substitutos ósseos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Ciências Médicas e Biológicas 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.