Morbimortalidade por acidentes de trânsito terrestres na Bahia entre os anos de 2011 e 2021
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v21i3.51978Palavras-chave:
Acidente automobilístico. Causas externas. Morbidade. Óbito. Hospitalização.Resumo
Introdução: os acidentes de trânsito terrestre (ATT) representam um problema de saúde pública de grande relevância, que tem provocado impacto na morbimortalidade da população brasileira. Assim, torna-se premente a busca de soluções que visem a melhorar a segurança no trânsito e reduzir os ATT, que comprometem e oneram diferentes setores da sociedade e a qualidade de vida das vítimas. Objetivo: estimar tendências acerca da morbimortalidade por ATT na Bahia, entre 2011 e 2021. Metodologia: trata-se de um estudo ecológico, quantitativo, descritivo, realizado mediante análise dos dados populacionais do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) acerca dos indivíduos que sofreram ATT na Bahia, entre 2011 e 2021. Resultados: foram registrados 2.268 óbitos e 102.490 internações, com maior ocorrência na macrorregião de Salvador, com o sexo masculino, cor parda, faixa etária entre 20 e 29 anos, mais frequente entre os motociclistas, seguidos dos pedestres. Observou-se tendência de aumento no número de internações, nos dias de permanência hospitalar e nos valores dos serviços associados, bem como variabilidade do número de óbitos e redução da taxa de mortalidade. As fraturas dos ossos da tíbia e clavícula, do antebraço e fêmur foram os procedimentos cirúrgicos com maior quantidade de internações relacionadas. Conclusão: os dados evidenciaram uma tendência de aumento do número de traumas, lesões, internações, óbitos e custos decorrentes dos ATT. Destarte, almeja-se que os Resultados do presente estudo subsidiem discussões e políticas públicas que intensifiquem as medidas de segurança no trânsito, com vistas a reduzir a incidência dos ATT e suas consequências socioeconômicas.
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