Potenciais evocados auditivos do tronco encefálico na doença de Parkinson: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i4.9199Palabras clave:
Doença de Parkinson. Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Encefálico. Transtornos da audição. Vias auditivas. Envelhecimento.Resumen
Introdução: A doença de Parkinson (DP) é uma enfermidade neurodegenerativa associada ao envelhecimento. Os comprometimentos auditivos, embora frequentes em idosos, não são claramente estabelecidos na doença. Objetivo: Identificar a presença de processos fisiopatológicos na condução neural das vias auditivas aferentes na DP. Método: Trata-se de uma revisão sistemática, conduzida a partir da identificação de estudos nas bases de dados PUBMED, Web of Science, SCOOPUS, MEDLINE, LILACS, SciELO e Cochrane, utilizando a combinação dos termos Parkinson’s disease, hearing, auditory perception, hearing disorders, hearing tests, auditory processing e auditory evoked potentials. Foram incluídos artigos em inglês, português ou espanhol que investigaram os Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Encefálico (PEATE) em sujeitos com DP. Realizou-se a descrição dos resultados e análise da qualidade metodológica dos estudos. Resultados: Dos 622 artigos identificados, foram selecionados 11 estudos publicados entre 1981 e 2012. Em sete estudos foi verificado prolongamento das latências do PEATE nos sujeitos com DP em relação aos controles. Por outro lado, em quatro investigações as respostas dos sujeitos com DP foram classificadas como normais. Verificou-se fragilidades no delineamento metodológico dos estudos analisados quanto à seleção dos sujeitos, acurácia da exposição, determinação do desfecho principal e controle de variáveis confundidoras. Conclusão: A presença de alterações na condução neuroeletrofisiológica na DP é controversa, havendo necessidade de estudos conduzidos com maior rigor metodológico quanto ao desfecho de análise, seleção dos sujeitos e controle de variáveis confundidoras. O presente estudo contribui com informações que podem favorecer decisões metodológicas para o desenvolvimento de investigações futuras sobre o tema.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.