Contexto familiar e saúde bucal de pré-escolares: uma abordagem quali-quantitativa em Salvador, Bahia, Brasil

Autores/as

  • Tatiana Frederico de Almeida Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Maria Isabel Pereira Vianna Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i1.6661

Palabras clave:

Pré-escolar .Saúde bucal. Epidemiologia.

Resumen

Introdução: Na infância a cárie dentária representa a principal patologia bucal. O cuidado familiar é necessário para a manutenção da saúde bucal da criança. Objetivo: Este estudo teve por objetivo analisar a relação entre o contexto familiar e a saúde bucal de pré-escolares, utilizando as abordagens qualitativa e quantitativa. Metodologia: O estudo epidemiológico foi de corte transversal e avaliou a saúde bucal de 528 crianças de 18 a 48 meses de idade assistidas pela Estratégia Saúde da Família de Salvador-BA e entrevistou suas respectivas mães, em 2007; já o estudo qualitativo foi realizado com mães, avós e profissionais de saúde bucal, que participaram de grupos focais. Os resultados buscaram articular ambas as abordagens. Resultados: As condições de saúde bucal deste grupo foram marcadas pela prevalência e gravidade da cárie dentária. Observou-se como fatores associados à ocorrência da cárie na dentição decídua: idade da criança, renda familiar, escolaridade materna, número de moradores por cômodo, tipo de casa, relação mãe-filho e alcoolismo materno. A cárie é percebida como um problema importante. Conclusão: Ações intersetoriais e o acolhimento nos serviços são necessárias para o planejamento de estratégias de saúde bucal mais efetivas para os pré-escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-08-20

Cómo citar

Almeida, T. F. de, & Vianna, M. I. P. (2013). Contexto familiar e saúde bucal de pré-escolares: uma abordagem quali-quantitativa em Salvador, Bahia, Brasil. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 12(1), 05–14. https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i1.6661

Artículos más leídos del mismo autor/a