Contexto familiar e saúde bucal de pré-escolares: uma abordagem quali-quantitativa em Salvador, Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i1.6661Keywords:
Pré-escolar .Saúde bucal. Epidemiologia.Abstract
Introdução: Na infância a cárie dentária representa a principal patologia bucal. O cuidado familiar é necessário para a manutenção da saúde bucal da criança. Objetivo: Este estudo teve por objetivo analisar a relação entre o contexto familiar e a saúde bucal de pré-escolares, utilizando as abordagens qualitativa e quantitativa. Metodologia: O estudo epidemiológico foi de corte transversal e avaliou a saúde bucal de 528 crianças de 18 a 48 meses de idade assistidas pela Estratégia Saúde da Família de Salvador-BA e entrevistou suas respectivas mães, em 2007; já o estudo qualitativo foi realizado com mães, avós e profissionais de saúde bucal, que participaram de grupos focais. Os resultados buscaram articular ambas as abordagens. Resultados: As condições de saúde bucal deste grupo foram marcadas pela prevalência e gravidade da cárie dentária. Observou-se como fatores associados à ocorrência da cárie na dentição decídua: idade da criança, renda familiar, escolaridade materna, número de moradores por cômodo, tipo de casa, relação mãe-filho e alcoolismo materno. A cárie é percebida como um problema importante. Conclusão: Ações intersetoriais e o acolhimento nos serviços são necessárias para o planejamento de estratégias de saúde bucal mais efetivas para os pré-escolares.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-08-20
How to Cite
Almeida, T. F. de, & Vianna, M. I. P. (2013). Contexto familiar e saúde bucal de pré-escolares: uma abordagem quali-quantitativa em Salvador, Bahia, Brasil. Journal of Medical and Biological Sciences, 12(1), 05–14. https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i1.6661
Issue
Section
ORIGINAL ARTICLES
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.