Queixas de tontura em indivíduos com hipotireoidismo congênito em idade escolar e suas implicações nas habilidades acadêmicas e comunicativas

Autores/as

  • Elen Pereira de Jesus
  • Caio Leônidas Oliveira de Andrade
  • Crésio de Aragão Dantas Alves UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v19i4.42247

Palabras clave:

Hipotireoidismo Congênito. Tontura. Desempenho Acadêmico. Comunicação.

Resumen

Introdução: o hipotireoidismo congênito (HC) pode causar danos nas estruturas do sistema vestibular ocasionando sintomas de tontura que pode acarretar em implicações nas habilidades linguísticas e acadêmicas dos indivíduos. Objetivo: verificar a ocorrência de queixas de tontura em crianças com HC e as suas implicações nos aspectos comunicativos e desempenho acadêmico por meio de uma entrevista estruturada com os cuidadores. Metodologia: estudo exploratório de caráter descritivo, seccional, realizado no município de Salvador, sendo incluídos crianças de ambos os sexos, com diagnóstico de hipotireoidismo congênito e idade entre 5 a 10 anos. Os dados foram coletados entre 2014 a 2018 em um Serviço de Referência em Triagem Neonatal no Estado da Bahia. Para avaliar as variáveis qualitativas foi utilizado o teste qui-quadrado e para as variáveis quantitativas foi utilizado o teste t-student, adotando nível de significância de 5%. Resultados: os indivíduos com disgenesia apresentaram uma frequência de 64% de queixas relacionadas a tontura. Verificou-se uma frequência considerável de dificuldade nas competências de escrita e com perfil comunicativo de maior relevância para a habilidade de conversação por meio de frases curtas. Conclusão: os achados sugerem que a presença de queixas de tontura nos os indivíduos com HC pode predispor a insucessos nos aspectos acadêmicos e comunicativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elen Pereira de Jesus

Fonoaudióloga graduada pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME, Especialista em Saúde Pública pela UNOPAR

Caio Leônidas Oliveira de Andrade

Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professor do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Crésio de Aragão Dantas Alves, UFBA

Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador (BA), Brasil.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

Jesus, E. P. de, Andrade, C. L. O. de, & Alves, C. de A. D. (2020). Queixas de tontura em indivíduos com hipotireoidismo congênito em idade escolar e suas implicações nas habilidades acadêmicas e comunicativas. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 19(4), 591–596. https://doi.org/10.9771/cmbio.v19i4.42247

Artículos más leídos del mismo autor/a