Morbimortalidade por pneumonia no estado da Bahia no período pré e durante a pandemia de COVID-19

base de dados do DATASUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i1.49626

Palavras-chave:

Aplicações da Epidemiologia, Broncopneumonia, Administração em Saúde, Sistema Único de Saúde, COVID-19

Resumo

Introdução: a pneumonia é uma infecção nos pulmões, provocada pela penetração de microrganismos. Outras infeções respiratórias, incluindo a  SARS-COV-2, podem agravar a clínica do paciente. Por sua vez, esta é uma doença sistêmica, com foco pulmonar que pode gerar complicações respiratórias, dentre elas a pneumonia. Neste seguimento, estudos evidenciam que 15% dos pacientes com COVID-19 podem apresentar pneumonia leve e 5% evoluir para pneumonia grave. Objetivo: comparar a ocorrência de morbimortalidade por pneumonia no Estado da Bahia, no período pré e durante a pandemia de COVID-19. Metodologia: trata-se de um estudo ecológico, quantitativo, com dados públicos, disponíveis no Sistema Informações em Saúde da plataforma DataSUS/TABNet, referentes ao Estado da Bahia, no período de jan./2018 a dez./2021. Foram selecionados os dados: internamentos, média de internamento, óbitos e taxa de mortalidade. Os dados foram analisados através da estatística descritiva, frequência relativa, e estatística analítica com o teste de frequências relativas U de Mann-Whitney. Resultados: o Estado da Bahia, registrou um total de 48 mil internações por pneumonia, com média de taxa de permanência de internamento de 6,4 dias e um total de 8 mil óbitos, com média de taxa de mortalidade de 16,91% ao ano. Observa-se que ocorreu redução nas internações e óbitos, e aumento na taxa de mortalidade por pneumonia, no período estudado (P<0,001). Conclusão: contudo, verificou-se que no Estado da Bahia durante o período da pandemia de COVID-19, ocorreram redução no número de internados e óbitos, e aumento na taxa de mortalidade por pneumonia, comparando-se ao mesmo período pré pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Leônidas Oliveira de Andrade, Universidade do Estado da Bahia

Doutor (2015 - 2018) e Mestre (2012-2014) pelo Programa de Pós - Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (PPGPIOS) - Instituto de Ciências da Saúde - Universidade Federal da Bahia. Fonoaudiólogo, especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa (2016).

Márcio Costa de Souza

Graduação em Fisioterapia, Mestrado em Saúde Coletiva (2006) e Doutorado em Medicina e Saúde Humana . Atualmente é professor do Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia na graduação, na Residência Multiprofissional em Saúde e no Mestrado Profissional em Saúde Coletiva. Líder do grupo de pesquisa Micropolítica, cuidado e trabalho em saúde. Tem experiência na área de Micropolítica, Cuidado e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação em saúde, práticas de saúde, interprofissionalidade, ensino-serviço-comunidade e produção do cuidado.

Anna Clara Mota Duque

Fonoaudióloga formada pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2011), mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoetste da Bahia - UESB (2013), doutorado em curso em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016). 

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Fernandes, A. G., Andrade, C. L. O. de, Souza, M. C. de, & Duque, A. C. M. . (2023). Morbimortalidade por pneumonia no estado da Bahia no período pré e durante a pandemia de COVID-19 : base de dados do DATASUS. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 22(1), 47–51. https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i1.49626