Queixas de tontura em indivíduos com hipotireoidismo congênito em idade escolar e suas implicações nas habilidades acadêmicas e comunicativas
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v19i4.42247Keywords:
Hipotireoidismo Congênito. Tontura. Desempenho Acadêmico. Comunicação.Abstract
Introdução: o hipotireoidismo congênito (HC) pode causar danos nas estruturas do sistema vestibular ocasionando sintomas de tontura que pode acarretar em implicações nas habilidades linguísticas e acadêmicas dos indivíduos. Objetivo: verificar a ocorrência de queixas de tontura em crianças com HC e as suas implicações nos aspectos comunicativos e desempenho acadêmico por meio de uma entrevista estruturada com os cuidadores. Metodologia: estudo exploratório de caráter descritivo, seccional, realizado no município de Salvador, sendo incluídos crianças de ambos os sexos, com diagnóstico de hipotireoidismo congênito e idade entre 5 a 10 anos. Os dados foram coletados entre 2014 a 2018 em um Serviço de Referência em Triagem Neonatal no Estado da Bahia. Para avaliar as variáveis qualitativas foi utilizado o teste qui-quadrado e para as variáveis quantitativas foi utilizado o teste t-student, adotando nível de significância de 5%. Resultados: os indivíduos com disgenesia apresentaram uma frequência de 64% de queixas relacionadas a tontura. Verificou-se uma frequência considerável de dificuldade nas competências de escrita e com perfil comunicativo de maior relevância para a habilidade de conversação por meio de frases curtas. Conclusão: os achados sugerem que a presença de queixas de tontura nos os indivíduos com HC pode predispor a insucessos nos aspectos acadêmicos e comunicativos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.