Diagnóstico nutricional de crianças e adultos indígenas atendidos pela rede pública de saúde no Brasil: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i4.9187Keywords:
População indígena. Avaliação nutricional. Vigilância nutricional.Abstract
Introdução: Os índios hoje totalizam quase 900 mil indivíduos, no Brasil, encontrando-se em processo de mudança epidemiológica/nutricional, ocasionando problemas de saúde e nutrição, principalmente obesidade e doenças crônicas não-transmissíveis. Assim, a utilização de sistemas de informação, como o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional/Sisvan surge como importante meio de averiguação da saúde dessa população, visando alcançar melhorias na Segurança Alimentar e Nutricional. Objetivos: Diagnosticar o perfil nutricional de indígenas brasileiros de zero a cinco anos e de vinte a sessenta anos cadastrados no banco de dados do Sisvan. Métodos: Estudo exploratório. Foram incluídas crianças indígenas/0-5 anos e adultos indígenas/20-60 anos atendidos entre 2007 e 2012 no país. O estado nutricional foi avaliado pelas variáveis Peso/altura, Índice de massa corporal - IMC/Idade e IMC em tabelas disponíveis no sistema. Resultados: Percebeu-se tendência a excesso de peso entre crianças e adultos indígenas, além da ocorrência de magreza entre crianças, apesar das deficiências no lançamento de notificações entre 2007-2012. Entre 2011-2012 o índice IMC/idade registrou aumento de 1,8% de sobrepeso entre crianças. No índice Peso/altura observou-se elevação de 0,1%, 0,2% e 0,2% em magreza, sobrepeso e obesidade, respectivamente, além da diminuição de 0,5% em eutrofia. Entre adultos, na análise do IMC, verificou-se aumento de sobrepeso em 0,9% e de obesidade em 1,6%, além de redução de eutrofia em 2,2% e de baixo peso em 0,3%. Conclusões: Diagnosticou-se alta prevalência de sobrepeso entre os indígenas avaliados no referido período. Então, conclui-se a necessidade de aperfeiçoamento nos sistemas de informação da vigilância alimentar e nutricional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.