Dificuldade escolar em crianças nascidas pequenas para a idade gestacional.

Autores

  • Noemi Vieira de Freitas Rios UFBA
  • Ana Cecília Travassos Santiago
  • Luciene da Cruz Fernandes
  • Crésio Alves

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i3.24369

Palavras-chave:

Pequeno para idade gestacional. Dificuldade escolar. Comportamento infantil. Crianças em idade escolar. Nascimento a termo.

Resumo

Introdução: a identificação precoce de dificuldades escolares em crianças nascidas pequenas para a idade gestacional (PIG) é importante para prevenir ou minimizar comprometimentos no desenvolvimento cognitivo e psicossocial.  Objetivo: Identificar e caracterizar a presença de dificuldade escolar em grupo de crianças PIG e compará-las com crianças nascidas adequadas para a idade gestacional (AIG). Metodologia: trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo, transversal, realizado com dados secundários. A população participante deste estudo constituiu-se de mães de crianças PIG (grupo-pesquisa) e AIG (grupo-controle), previamente estudadas por meio de coorte nos primeiros anos de vida, nascidas na rede pública de Salvador. Os dados das crianças e das respectivas mães sobre a situação demográfica, socioeconômica e de desenvolvimento foram coletados por meio de entrevista durante a consulta e a partir de revisão dos registros nos prontuários médicos. Resultados: a amostra estudada apresentou taxas consideráveis de crianças apresentando dificuldades escolares (pouco mais de 30%) em ambos os grupos. Quanto aos tipos de dificuldades relatadas pelas mães, a principal foi a timidez em ambos os grupos, além de dispersão e hiperatividade no grupo-pesquisa. Conclusão: ressalta-se a necessidade de novos estudos com um número maior de indivíduos e de dar continuidade ao acompanhamento a essas crianças, a fim de identificar problemas relacionados ao processo de desenvolvimento e escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noemi Vieira de Freitas Rios, UFBA

Fonoaudióloga, doutoranda do Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, Universidade Federal da Bahia.

Ana Cecília Travassos Santiago

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, Instituto de Ciências da
Saúde,UFBA

Luciene da Cruz Fernandes

Fonoaudióloga. Doutora. Professora do Curso de Fonoaudiologia, UFBA.

Crésio Alves

Endocrinologista Pediátrico, professor orientador do Programa de Pós-graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas, Universidade Federal da Bahia

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

Rios, N. V. de F., Santiago, A. C. T., Fernandes, L. da C., & Alves, C. (2017). Dificuldade escolar em crianças nascidas pequenas para a idade gestacional. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 16(3), 356–361. https://doi.org/10.9771/cmbio.v16i3.24369

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>