Importância da imagem por ressonância magnética nos estudos dos processos interativos dos órgãos e sistemas

Autores

  • Luiz Claudio Almeida Madureira Universidade Federal da Bahia
  • Conceição Silva Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Camila Seixas Universidade Federal da Bahia
  • Vanessa De Nardi Universidade Federal da Bahia
  • Roberto Paulo Correia Araújo Universidade Federal da Bahia
  • Crésio Alves Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v9i1.4727

Palavras-chave:

Imagem por Ressonância Magnética (IRM) – Imagem por Tensor de Difusão (ITD) – Imagem por Ressonância Magnética Funcional (IRMf)

Resumo

A imagem por ressonância magnética (IRM) foi desenvolvida a partir da década de 70 do século passado e se tornou uma pedra angular para a neurociência. Na IRM, os tecidos biológicos são submetidos a um campo magnético que faz com que núcleos de hidrogênio (prótons) sejam orientados, vibrem em torno do seu eixo, emitam energia e gerem imagens dos diversos tipos de tecido. A técnica de IRM fundamenta-se em três etapas: alinhamento, excitação e detecção de radiofrequência. A IRM funcional é produzida a partir da glicólise oxidativa. A técnica de imagem por difusão ponderada (IDP) explora as diferenças de propriedade de difusão da água, e a imagem por ressonância magnética por tensor de difusão (ITD) permite o estudo in vivo dos tecidos fibrosos. Essas técnicas tornaram possível a visualização dos diferentes processos fisiológicos, bioquímicos, celulares e moleculares, de forma a fornecer informações diretas sobre os processos interativos dos órgãos e sistemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-11-18

Como Citar

Madureira, L. C. A., Oliveira, C. S., Seixas, C., Nardi, V. D., Araújo, R. P. C., & Alves, C. (2010). Importância da imagem por ressonância magnética nos estudos dos processos interativos dos órgãos e sistemas. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 9(1), 13–19. https://doi.org/10.9771/cmbio.v9i1.4727

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>