Perfil de pacientes com diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático atendidos em um ambulatório de ansiedade e trauma
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v19i4.42253Keywords:
Transtorno de estresse pós-traumático. Transtornos de ansiedade. Comorbidades.Abstract
Introdução: o transtorno de estresse pós-traumático se caracteriza pela ação de ansiedade extrema a um evento externo, o que coloca a vida da pessoa em risco, sob a forma de ameaça direta ou testemunho do evento traumático. Objetivo: descrever o perfil sociodemográfico e clínico de pacientes com transtorno de estresse pós-traumático, atendidos em um ensaio clínico no Programa de Ansiedade, da Faculdade de Medicina, da Universidade de São Paulo. Metodologia: noventa e cinco pacientes com idade entre 18 e 65 anos, que apresentavam o diagnóstico desse transtorno, foram avaliados individualmente por psiquiatras, no período de janeiro de 2014 a março de 2015. As variáveis estudadas foram: sexo, idade, nível educacional, religião, tempo com o transtorno, uso de medicação, comorbidades psiquiátricas e tipo de evento traumático. Resultados – A média de idade dos pacientes foi de 41,7 anos, sendo 80% do sexo feminino, 53,7% solteiros ou divorciados, 43% católicos e 87,4% usavam algum tipo de medicação antes do diagnóstico. Conclusão: destaca-se que o transtorno de estresse pós-traumático é mais comum no sexo feminino e que a presença de comorbidades é frequente, sendo recorrente o transtorno de ansiedade generalizada, o transtorno depressivo maior e a agorafobia, o que piora o prognóstico. Dados relevantes da literatura foram discutidos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.