Uma janela para o antropoceno:

um museu na educação climática

Autores

Palavras-chave:

Antropoceno, Mudanças climáticas, Museu virtual

Resumo

Vivemos no Antropoceno, tempo das catástrofes, e torna-se necessário discutir a formação das novas gerações para lidar com esse “futuro-presente/fim do mundo”. Considerando o recorte histórico este trabalho visa demonstrar a importância de um museu na educação climática através do relato de uma ação educativa realizada em 2021, pautada na nova museologia. Tendo em vista o cenário pandêmico da Covid-19 e partindo do conceito de rede social como espaço democrático, utilizamos a timeline do perfil do Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC), localizado em Uberlândia (MG/Brasil) na rede social Instagram para propagar uma ação educativa baseada no formato “museu-exposição-pesquisa”: a composição do feed se tornou uma exposição museal, alternando imagens e vídeo-depoimentos. A ação denominada “Herança de Cinzas” foi o novo regime climático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Franco Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Educação. Mestre em Ciência de Alimentos. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora no Instituto de Biologia e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Leonardo dos Santos  Gedraite, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Biologia Animal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Secretaria Municipal de Educação.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

CARVALHO, D. F.; GEDRAITE, L. dos S. Uma janela para o antropoceno:: um museu na educação climática . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 179–181, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58505. Acesso em: 24 nov. 2024.