Uma janela para o antropoceno:
um museu na educação climática
Palabras clave:
Antropoceno, Mudanças climáticas, Museu virtualResumen
Vivemos no Antropoceno, tempo das catástrofes, e torna-se necessário discutir a formação das novas gerações para lidar com esse “futuro-presente/fim do mundo”. Considerando o recorte histórico este trabalho visa demonstrar a importância de um museu na educação climática através do relato de uma ação educativa realizada em 2021, pautada na nova museologia. Tendo em vista o cenário pandêmico da Covid-19 e partindo do conceito de rede social como espaço democrático, utilizamos a timeline do perfil do Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC), localizado em Uberlândia (MG/Brasil) na rede social Instagram para propagar uma ação educativa baseada no formato “museu-exposição-pesquisa”: a composição do feed se tornou uma exposição museal, alternando imagens e vídeo-depoimentos. A ação denominada “Herança de Cinzas” foi o novo regime climático.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Daniela Franco Carvalho, Leonardo dos Santos Gedraite
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.