Uma janela para o antropoceno:
um museu na educação climática
Keywords:
Antropoceno, Mudanças climáticas, Museu virtualAbstract
Vivemos no Antropoceno, tempo das catástrofes, e torna-se necessário discutir a formação das novas gerações para lidar com esse “futuro-presente/fim do mundo”. Considerando o recorte histórico este trabalho visa demonstrar a importância de um museu na educação climática através do relato de uma ação educativa realizada em 2021, pautada na nova museologia. Tendo em vista o cenário pandêmico da Covid-19 e partindo do conceito de rede social como espaço democrático, utilizamos a timeline do perfil do Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC), localizado em Uberlândia (MG/Brasil) na rede social Instagram para propagar uma ação educativa baseada no formato “museu-exposição-pesquisa”: a composição do feed se tornou uma exposição museal, alternando imagens e vídeo-depoimentos. A ação denominada “Herança de Cinzas” foi o novo regime climático.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Daniela Franco Carvalho, Leonardo dos Santos Gedraite
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.