Casa-Museu José Régio:

a excelência museológica de um escritor de Vila do Conde

Autores

Palavras-chave:

Casa-museu, José Régio, Identidade, Sincretismo, Escritor português

Resumo

Referirmo-nos à Casa-Museu de José Régio logo implica uma pergunta: qual delas? José Régio dividiu o tempo da sua vida entre Vila do Conde, terra natal, e Portalegre, onde foi docente, e o seu enorme entusiasmo pela cultura e colecionismo contribuiu para que se saiba que deixou um legado museológico no Douro Litoral e outro no Alto-Alentejo. Será da primeira que esta comunicação dedicará a sua atenção. Situada à entrada da cidade de Vila do Conde, distrito do Porto, logo que se atravessa o rio Ave encontra-se esta Casa-Museu, herança de família e residência do escritor após aposentação. O gosto de José Régio pelo colecionismo concorreu para que este intelectual deixasse um legado artístico eclético - bastante centrado em pequena e média estatuária de arte sacra, mas também profana, sendo que parte deste acervo foi recolhido também em terra alentejana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Matos Abreu, Universidade do Porto

Doutora em Literatura e Culturas Românicas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM).

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

ABREU, C. M. Casa-Museu José Régio:: a excelência museológica de um escritor de Vila do Conde . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 198–200, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58462. Acesso em: 3 jul. 2024.