Do cérebro humano à Inteligência Artificial, informação por desígnio ou ironia?

Autores

Palavras-chave:

Augusto Cury - Biobliografia, Médico-cultural, Romance, Informação sóciocultural

Resumo

No espaço correspondente ao Tema IV, “Médicos-cultural, memória, identidade e património” do Colóquio Internacional MEDINFOR – Medicina e Ciência da Informação, este ano na VI edição, vários romances de médico-escritores têm vindo a prestar contributo em matéria de análise e reflexão no sentido de, através da escrita, ser transmitida ao leitor informação de carácter médico-social, ou outra, considerando-se o cunho histórico conforme a periodologia que lhe corresponda. Neste MEDINFOR VI, o trabalho sobre um médico-cultural brasileiro ocupar-nos-á a atenção investigativa no que concerne à interdisciplinaridade com a Ciência da Informação, pelo que um dos seus trabalhos romanescos cumprirá os propósitos que enformam este Colóquio. Reconhecemos, pois, o privilégio de poder trabalhar uma obra do contemporâneo Augusto de Cury, distinto médico-cultural de São Paulo, Brasil. Psiquiatra por especialização, a par do exercício clínico e das imensas publicações científicas, o médico Augusto Cury tem-se ainda vindo a amplamente debruçar sobre a escrita ficcional, na qual entretece a teia de exploração da mente humana em exercício social, criando espaços cénicos com enfoque nas relações interpessoais contornadas por pensamentos, emoções e ações de incidência no quotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Matos Abreu, Universidade do Porto

Doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), Universidade do Porto (U.Porto), Portugal. Membro integrado do Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (CITCEM), FLUP e do Grupo de Pesquisa G-ACERVOS.

Downloads

Publicado

2024-04-06

Como Citar

ABREU, C. M. Do cérebro humano à Inteligência Artificial, informação por desígnio ou ironia?. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 157–158, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60365. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO TEMÁTICA IV - Médicos-Cultural, Memória, Identidade e Patrimônio