Infográficos e processos cognitivos como recurso para popularização da informação sobre Covid - 19
Palavras-chave:
Design de informação, Cognição, Infográficos, Coronavírus, Covid-19Resumo
O objetivo deste estudo é avaliar se o designer dos infográficos da Fiocruz propicia a popularização da informação sobre o combate à Covid-19. As questões norteadoras desta pesquisa são: os infográficos utilizados pela Fiocruz são profícuos para a popularização da informação sobre a Covid-19? Seu conteúdo e design possibilitam uma fácil compreensão para o público que utiliza as redes sociais? Com isso, buscamos identificar se os infográficos foram elaborados com parâmetros no design de informação via GDV e nos processos cognitivos, objetivando a compreensão do sujeito, de maneira rápida e eficaz ao acessar as informações em sua rede social.
Downloads
Referências
ADAMS, D. O que são infográficos e por que são importantes? InstantShift, [S. I.], 25 mar. 2011. Disponível em:www.instantshift.com/2011/03/25/what-are-infographics-and-why-are-they-important/. Acesso em: 5 jan. 2017.
COGNIFIT. O que é a cognição?Significado e definição. [S. I.], [2019?]. Disponível em: www.cognifit.com/br/cognicao. Acesso em: 1 jan. 2019.
EVEDOVE, P. R. D.; FUJITA, M. S. L. A nova configuração do paradigma cognitivo na ciência da informação: contribuições ao processo. Inf. Inf., Londrina, v. 18, n.1, p. 59 –81, jan./abr. 2013. Disponível em: www.uel.br/revistas/informacao. Acesso em: 19 jan. 2019
FIOCRUZ. Material informativo. [Salvador], [2020]. Disponível em: https://coronavirus.bahia.fiocruz.br/material-informativo/. Acesso em: 25 jul. 2020.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of Visual Design. London: Routledge, 2006.
KRUM, R. Cool infographics [electronic resource]:effective communication with data visualization and design. Indianapolis: John Wiley & Sons, 2014.
LIMA, G. A. B. Categorização como um processo cognitivo. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 11, p. 156-167, 2007. Disponível em: www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/663/444#.Xm_F2krzL4o.gmail. Acesso em: 3 jul. 2019.
MIRZOEFF, N. Una introducción a la cultura visual.Barcelona: Paidós, 2003.
SMICIKLAS, M. The power of infographics: using pictures to communicate and connect with your audiences. Indianopolis: Que Biz-tech, 2012. 199 p. Disponível em: http://ptgmedia.pearsoncmg.com/images/9780789749499/samplepages/0789749491.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.
VAN LEEUWEN, T. Introducing social semiotics. London: Routledge, 2005.
VASCONCELLOS, J. L. C. de; OLIVEIRA, R. V. de. Representações mentais: uma abordagem cognitivista. Textura -Revista de Educação e Letras, [S. I.],v. 2, n. 3, 2000. Disponível em: www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/895/669. Acesso em: 20 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rita de Cássia Machado da Silva, Silvana Pereira da Silva, Lidia Maria Brandão Toutain
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.