Centro de memória do município de Miguel Calmon:

uma reflexão teórica e metodológica

Autores

Palavras-chave:

Centro de memória, Município Miguel Calmon, Acervo digital

Resumo

O presente estudo é uma proposta de reflexão teórica e metodológica para implantação de um centro de memória no Município de Miguel Calmon. O município de Miguel Calmon, localiza-se na Chapada Norte, a 368 km de Salvador, no estado da Bahia - Brasil, com uma população estimada em aproximadamente 26 mil habitantes. O município de Miguel Calmon ao longo do tempo da sua existência acumulou uma quantidade expressiva de documentos administrativos e históricos produzidos e recebidos de grande relevância histórica para o estado da Bahia, a exemplo dos documentos que registraram a passagem do cangaceiro Corisco, membro da equipe de Lampião. Por isso, sabendo que documentos e outros tipos de registros estão dispersos, com o intuito de preservar e difundir a memória desse importante município, pretende-se propor a criação de um centro de memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Machado da Silva, SENAI/CIMATEC

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bibliotecária do SENAI - Departamento Regional da Bahia.

Silvana Pereira da Silva, Interativa Design & Editorial

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Educação Artística c/ ênfase em Computação Gráfica pela Universidade Salvador (UCSal). Proprietária da Interativa Design e Editorial.

Tassila Oliveira Ramos, Universidade Federal da Bahia - UFBA / Instituto Federal da Bahia - IFBA

Mestra em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduação em Arquivologia pela UFBA (2005). Arquivista do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

SILVA, R. de C. M. da; SILVA, S. P. da; RAMOS, T. O. Centro de memória do município de Miguel Calmon:: uma reflexão teórica e metodológica. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 187–189, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58277. Acesso em: 25 maio. 2024.